terça-feira, 27 de dezembro de 2016

CÂNTICO NEGRO

Cântico Negro


Vem por aqui  -   dizem  - me alguns
com olhos doces estendendo - me
os braços , e seguros que seria bom
que os ouvisse quando me dizem :
Vem por aqui !

Eu olho com olhos lassos ,
( hà nos meus olhos , ironias e cansaços )
e cruzo os braços , e nunca vou por ali ...

A  minha glória è esta :
crias desumanidade !
não acompanhar ninguém

-  Que eu vivo com o mesmo
sem -  vontade  com que rasguei
o ventre a minha mãe .

Não  , não vou por aì ! sò vou
por onde me leva os meus próprios
passos ... Se o que busco saber nenhum
 de vòs me responde por que me repetis:
vem por aqui ?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos ,
redominhar aos ventos , como farrapos ,
a arrastar os pès sangrentos , a ir por aì ...

Se vim ao mundo, foi sò para desflorar
florestas virgens , e desenhar meus próprios
 pès`na areia inexplorável !

O mais que faço não vale nada .
Como sereis vòs que  me dareis
impulsos , machados e coragem
para eu derrubar os meus obstáculos ? ...

Corre nas vossas veias , sangue velho
dos avós , e vòs amais o que o que è
fácil !

Eu amo o longe e a miragem , amo
os abismos , as torrentes , os desertos ...

Ide ! tendes estradas , tendes jardins ,
tendes canteiros , tendes pátria , tendes
tectos , e tendes regras , tratados , filósofos
e sábios ...

Eu tenho  minha loucura !
levanto - a  ,como um facho ,
a arder  na  noite escura , e
sinto espuma e sangue e cântico
nos  lábios ...

Deus e o Diabo e que  me guiam .
mais  ninguém .
Todo tiveram pai , tiveram mãe ;
mas eu , que nunca principio nem
acabo , nasci do amor que há entre
Deus e o Diabo .

Ah , que ninguém me dê piedosas
intenções ! ninguém me peça definições !
ninguém me diga : vem por aqui !

A minha vida  è um vendaval que se soltou ,
e uma onda que se alevantou , è um átomo
a maus que se animou ...
Não sei por onde vou ,
não sei , para onde vou
 - sei que não vou por aì   .







Sem comentários:

Enviar um comentário

o tempo

escoa - se por entre os teus cabelos em ti as leivas as fontes as fontes e as sementes os mais secretos caminhos em ti as searas ainda futur...