quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

COMO NASCE O AMOR ?

Como nasce o amor ?

Nem eu nem vòs sabeis
como nasce o amor .
Em fisiologia , que è a
ciência do homem físico ,
não se sabe .


 A psicologia tambèm não diz nada
a este respeito . Os romances , que
são os mais amplos expositores da
matéria , não avançam coisa nenhuma
ao que está dito desde o tempo de Labão
e Raquel  ( Rachel ) atè  a neta  do arcediago
e o filho de Ricarda .

Dizer que o amor è a sensualidade ,
além da grosseira definição ,è falsidade
desmentida pela experiência .

Há um amor que não rasteja nunca no raso
estrado das propensões orgânicas .

Dizer que o amor è uma operação puramente
espiritual è um devaneio de visionários , que
trazem sempre as mulheres pelas estrelas , ao
mesmo tempo que  elas gravitam materialmente
para o centro do globo , comem e bebem à
maneira dos mortais , e atè divindades do cantor
de  Aquiles .

Eu conheço homens , sem faísca de espírito ,
que se abrasam tocados pelo amor como o
fósforo em presença do ar .
Eis aqui um fenómeno eminentemente
importante .

Ele,sò , sustenta em tese que o amor
não tem nada com o corpo nem com
o espírito .

Eu creio que è um fluido .
È pena , porém que eu
não saiba o que è fluído
para me dar aqui uns ares
padecentes , ensinando
ao leitor , mais ignorante
que eu , coisas que de certo ,
não privam de continuar
a comer , e a dormir .

Camilo Castelo Branco , In NETA do ARCEDIAGO  ( 1856 )







Sem comentários:

Enviar um comentário

o tempo

escoa - se por entre os teus cabelos em ti as leivas as fontes as fontes e as sementes os mais secretos caminhos em ti as searas ainda futur...