segunda-feira, 6 de março de 2017

Estância para mùsica Poema de Lory Byron

Estância para música Poema de  Lary Byrone


Música  e Poesia cruzam - se de variadas formas .
A mais imediata seria talvez , a melodia do Poema
transmite na cadência da sua leitura às variadas
possibilidades significantes do seu conteúdo .

Outras relações    , frequentes apiticìvel , è a
sobreposição a um poema de uma partitura


musical , criando uma obra com uma nova  individualidade
estética diferentes das suas partes musical e poética , sendo
talvez o caso mais notável desta genialidade tripartida o
 último andamento da IX sinfonia de Beethoven onde a
música do compositor incorpora em simbiose o poente
de Shiller , Ode and die Freud , Ode à Alegria .

No Mundo da chamada canção popular , os textos
escritos para ser musicado revelam - se muitas
vezes poemas notáveis , pequenas , jóias de
de intensa penetração humana , como são ,
nomeadamente , tantas das canções de cole
Porter .

Hà por outro lado  elaboradas reflexões poéticas
sobre determinadas peças musicais espalhadas
pela obra de alguns poetas , qual seja por exemplo
Fernando Guimarães .

Num registo diferente surge o livro Arte de Musica
de Jorge de Sena em torno de algumas obras musicais
em interpretações especificas .

Entre os novos , o livro de Manuel Freitas , Buchlein
fur Johann Sebastian Bach ( 2003 ) , sobre alguns
intérpretes de musica de J.S.Bach , em momentos
precisos de audição , dà - nos conta de como a
música cruza as circunstâncias do poeta , e da
emoção que depreende surge a compreensão
mais profundo de si e do mundo .

Todos estes poemas , referidos de passagem ,
são relatos de busca  da beleza no intangível
que a música produz

È diferente o poema de Lord Byron ( 1778 - 1824 )
que hoje transcrevo , Estâncias para a música . Nele
a música , criação humana por excelência ,è assimilada
ao que demais belo o poeta encontra na natureza ; a
beleza feminina , o mar e o vento , o luar , e o suave
domínio de uma criança na sua confiante entrega
ao mundo , traduzindo uma outra leitura do que è o
sentimento subjacente à poesia impregnada da música :
o caminho mais curto para o divino .


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