quarta-feira, 8 de março de 2017

Ser mãe

SER MÃE

Durante muito tempo , ao longo
da minha vida , vi com olhos
de admiração a forma como
a minha mãe  cuidava de mim
e dos meus irmãos. Admiração
e incompreensão porque para
 mim não havia algo que
explica - se tamanha dedicação .


Era surpreso que eu via o seu empenho
para que aqueles que nasceram do seu
ventre estivessem sempre felizes ,
aconchegados , nutridos e amados .

Achei que jamais conseguiria perceber
de forma clara a obrigação de uma mãe ...
e então li um poema de Wislawa
 Szymborska , e entendi tudo .


Vietnã


Mulher , como è que te chamas ? - Não sei .
Quando è que nasceste , de onde vens ? - Não sei .
Por que è que   cavaste uma toca na terra? - Não sei .
Desde quando è que estás aqui escondida ? - Não sei .
Por que è que mordeste  o meu dedo anular ? - Não sei .
Não sabes que não te iremos fazer nenhum mal ? - Não sei .
Esses são os teus filhos ? -  São .



Sem comentários:

Enviar um comentário

o tempo

escoa - se por entre os teus cabelos em ti as leivas as fontes as fontes e as sementes os mais secretos caminhos em ti as searas ainda futur...