quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O MEU CARÀCTER

O MEU CARÁCTER


Compre - me agora dizer
que espécie de homem sou
não importa o meu nome
nem quaisquer pormenores
externos que me digam respeito

è a cerca do  meu carácter
que supõe dizer algo

toda a constituição do espírito
è de hesitação e duvida para

mim nada è positivo ; todas
as coisas oscilam em torno

de mim e eu com elas incerto
è incoerência e mutuação e

tudo è mistério e tudo è
 prenhe de significado

todas as coisas são « desconhecidas »
símbolos do desconhecido

o resultado è horror mistério
medo por demais inteligente

pelas ninhas tendências
naturais pelas circunstâncias

que rodearam o alvor da minha
vida pela influência dos estudos

feitos seu impulso ( estas  mesmas tendências )
por tudo isto o meu carácter è do género

interior autocêntrico não  o auto- suficiente
nas perdido em si próprio todo o meu carácter

consiste no ódio no horror e na incapacidade
que impregna tudo aquilo que sou física e

mentalmente para os actos decisivos
para pensamentos definidos jamais

traí extremamente uma vontade
consciente os meus escritos todos

eles ficaram por acabar sempre
se interpunham novos pensamentos

extraordinárias inexplicáveis associações
de ideias cujo era o infinito .

Fernando Pessoa, in  Notas Autobiográficas
e de Autognose









Sem comentários:

Enviar um comentário

o tempo

escoa - se por entre os teus cabelos em ti as leivas as fontes as fontes e as sementes os mais secretos caminhos em ti as searas ainda futur...