sábado, 21 de janeiro de 2017

Como nasce o Amor ?

Como nasce o AMOR ?

Nem eu nem vòs sabeis como nasce
AMOR . Em fisiologia que è a ciência
do homem físico ,não se sabe .

A psicologia tambèm não diz nada a
esse respeito.

Os romances,que são mais amplos
expositores da matéria ,não avançam
coisa alguma ao que está dito  desde o

tempo de Labão e Rachel
atè a neta do arcediago e
filho de Ricarda .

Dizer que o AMOR è a sensualidade ,
além de grosseira definição , è falsidade
desmentida pela experiência .

Hà um AMOR que não rasteja nunca
no raso estrado das prospecções orgânicas .

Dizer que o AMOR è uma operação
puramente espiritual è um devaneio
de visionários ,  que trazem sempre
as mulheres pelas estrelas , ao mesmo
 tempo que elas, gravitando
materialmente para o centro do globo,
comem e bebem à maneira dos mortais ,
e atè as divindades de cantor de Aquiles.

Eu conheço homens sem faísca , que
se abrasam tocados pelo AMOR como
fósforo em presença do ar .

Eis aqui um fenómeno eminentemente
importante .

Ele , sò , sustenta a tese que o AMOR
não tem nada como corpo nem com o
espírito.

Eu creio que è um fluído,è pena porém ,
que eu não saiba o que è fluído para me
aqui uns ares pedantescos,ensinando
ao leitor ,mais ignorante que eu , coisas
que , de certo,o não privaria de continuar
a comer e a dormir ,

Fausto Fonseca

Camilo Castelo Branco ,in A Neta do Arcediago ( 1856 )








Sem comentários:

Enviar um comentário

o tempo

escoa - se por entre os teus cabelos em ti as leivas as fontes as fontes e as sementes os mais secretos caminhos em ti as searas ainda futur...