segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Se houvesse degraus na terra

SE HOUVESSE DEGRAUS NA TERRA

Se houvesse degraus na terra
se  tivesse anèis o céu ,
eu subiria os degraus
e aos anèis me prenderia .
No céu podia tecer uma nuvem
toda negra , e que nevasse , e
chovesse , e houvesse luz nas
montanhas , e a porta do meu

amor o ouro se acumulasse .

Beijei uma boca vermelha
e a minha boca  tingiu - se ,
levei um lenço a boca
e o lenço fez - se vermelho .
Fui lava - lo na ribeira
e a água se  tornou rubra ,
e a fímbria do mar , e o meio
do mar , e vermelhas se volveram
a asas da águia que desceu para
beber , e metade do sol  e a lua
inteira se tornou vermelha .

Maldito seja quem atirou uma
maçá , uma mantilha  de ouro e uma
espada de prata .

Correram os rapazes a procura da espada
e as raparigas correram procura da mantilha ,
e correram , correram as  crianças à procura
da maçã

Herberto Helder







Sem comentários:

Enviar um comentário

o tempo

escoa - se por entre os teus cabelos em ti as leivas as fontes as fontes e as sementes os mais secretos caminhos em ti as searas ainda futur...