segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

FONTE I

FONTE  I

Ela è a fonte , eu posso
saber que è a grande
fonte em que todos
pensaram
quando no campo
se procuravam o trevo ,
ou em silêncio
se esperava a noite,
ou se ouvia algures
na paz da treva
da terra o urdir do tempo ...
Cada um pensava na fonte .

Era um manar secreto
e pacifico .
Uma coisa milagrosa
acontecia ocultamente .

Ninguém falava dela ,
porque era imensa .
Mas todos a sabiam
como a treta .
Como o odre .

Algo sorria dentro de nòs ,

Minhas irmãs faziam -  se
mulheres suavemente .
Meu pai lia
sorria dentro de mim
uma aceitação do trevo ,
uma descoberta muito casta .
Era a  fonte .

Eu amava - a  dolorosamente
e tranquilamente .

A lua se formava com uma
ponta subtil de ferocidade ,
e a maçã tomava um principio
de esplendor .

Hoje o sexo desenhou - se
o pensamento perdeu - se
e renasceu .
Hoje sei permanentemente
que ela è a fonte .

Herberto  Helder





Sem comentários:

Enviar um comentário

o tempo

escoa - se por entre os teus cabelos em ti as leivas as fontes as fontes e as sementes os mais secretos caminhos em ti as searas ainda futur...