terça-feira, 22 de novembro de 2016

PARTIDA

PARTIDA

Ao ver  escoar - se a vida humanamente
em suas águas certas e detenho - me às
vezes na torrente das coisas geniais
que medito .


Afronta - me um desejo de fugir
ao mistério que è meu e me seduz
Mas logo me triunfo , a sua luz
não há muitos que a saibam reflectir .

A minha alma nostálgica de além
cheia de orgulho , ensombra - se
entretanto , aos meus olhos ungidos
sobre um pranto que tenho a força
de sumir também .

Porque eu reajo , a vida , a natureza
que são para o artista ? coisa alguma
o que devemos è saltar na bruma ,
correr no azul a busca da beleza .

È subir , è subir além dos céus que
 as nossas almas sò acumularam ,
e prostrados orar , em sonho , ao
Deus que as nossas mãos de aurèola
lâ douraram .

È partir sem temor contra a montanha
cingidos de quimera e de irreal , brandir
a espada a cada hora acastelando em
 Espanha .

E suscitar cores endoidecidas  , ser garra
imperial enclavinhada , e uma extrema - unção
de almas ampliadas , viajar outros sentidos ,
 outras vidas .

Ser coluna de fumo , astro perdido forçar
os turbilhões aladamente , ser ramo de palmeira
água nascente e arco de oiro e chama distendido ..

As longínquas a sacudir loucura ,
Nuvem precoce de subtil vapor ,
Ânsia  revolta de mistério e olor ,
sombra , vertigem , ascensão - Altura !

E eu dou - me todo neste fim  de tarde
A espira aérea que me eleva aos cumes .
Doido de esfinges o horizonte arde ,
Mas fico ileso entre clarões e gumes ! ...

Miragem roxa de nimbado encanto -
Sinto os meus olhos a volver - se em espaço !
Alastro , venço , chego , ultrapasso ;
Sou labirinto , sou licorne e encanto .

Sei a distância , compreendo o Arr ,
sou chuva de oiro e sou espasmo de luz ,
sou taça de cristal lançada ao mar ,
Diadema e timbre , elmo real e cruz .

O bando das quimeras longe assoma ...
Que apoteose imensa pelos céus !
A cor jà não è cor - è som e aroma !
Vêm - me saudades de ter sido Deus ...

Ao triunfo maior , avanço pois !
O meu destino è outro - `e alto e è raro
Unicamente custa muito  caro :
A tristeza de nunca sermos dois ...




Sem comentários:

Enviar um comentário

o tempo

escoa - se por entre os teus cabelos em ti as leivas as fontes as fontes e as sementes os mais secretos caminhos em ti as searas ainda futur...